sábado, 1 de junho de 2013

Ansel Adams



Ansel Adams nasceu em São Francisco, Estados Unidos em 1902 e teve seu primeiro contato com a fotografia em 1916, quando ganhou uma Kodak Nº 1 Box Brownie de seus pais. Com grande talento para a música, aprende sozinho a tocar piano, mas é na fotografia que tem sua carreira consolidada.

No ano de 1919 entra para o Sierra Club, o que foi essencial para o seu sucesso enquanto fotógrafo. Suas primeiras fotografias foram publicadas no ano de 1922, no boletim do clube, e teve sua primeira exposição individual na sede do Sierra Club no ano de 1928, em São Francisco. Em 1934 Adams foi eleito para a diretoria do clube e foi reconhecido como o artista de Sierra Nevada e defensor do Yosemite. Obteve muito mais reconhecimento como fotógrafo do que como pianista.

Ele foi influenciado por Albert M. Bender, um rico mecenas de São Francisco. A amizade de Bender o encorajou e possibilitou uma segurança financeira para que Adams mudasse drasticamente a sua vida e permitiu a publicação do seu primeiro portfólio, Parmelian Prints of the High Sierras. Bender fez com que o pianista que tocava por jornada se tornasse um artista cujas fotografias, como o crítico Abigail Foerstner escreveu no Chicago Tribune, "fez para os parques nacionais algumas coisas comparáveis somente com o que os épicos de Homero fizeram de Odisseu". Embora a transição de Adams de músico para fotógrafo não tenha acontecido imediatamente, sua paixão mudou rapidamente após Bender entrar na sua vida e seus projetos e possibilidades foram multiplicados.

Em 1930 Ansel Adams conhece o fotógrafo Paul Strand, cujas imagens lhe provocaram um poderoso impacto e o ajudaram a sair do estilo pictorial. Adams começou a buscar um estilo fotográfico em que a claridade das lentes era enfatizada, e a cópia final ficava sem a aparência do início, pois era manipulada na câmera ou na câmara escura.

O ano de 1932 também é muito importante para Ansel Adams e para a história da fotografia. Indo em busca de uma fotografia enquanto arte pura, um grupo de fotógrafos funda o Grupo f/64. Juntamente com Ansel Adams, participaram da fundação: Edward Weston, Willard Van Dyke, Imogen Cunningham, e outros para promover uma "fotografia reta". Enfatizavam uma fotografia pura, imagens nítidas, máxima profundidade de campo, papéis fotográficos com baixo brilho, concentrando-se unicamente nas qualidades do processo fotográfico. A concepção de fotografia do f/64 influenciou muito a carreira de Ansel Adams no seu entendimento da técnica fotográfica, foi importante para concretizar a fotografia enquanto arte pura.

Postado por Camila Fencz

Ansel Adams - Galeria

1937. Parque Nacional Yosemite, Califórnia - ESTADOS UNIDOS 

1932. Estreito de Golden Gate, antes da 'Golden Gate Brigde'. São Francisco, Califórnia - ESTADOS UNIDOS

1935. Inverno no Tunel Wawona. Parque Nacional Yosemite, Califórnia - ESTADOS UNIDOS

1942. A cordilheira Teton e o Rio Snake. Parque Nacional do Grand Teton, Wyoming - ESTADOS UNIDOS

Por volta de 1960.

Por volta de 1953. 'Wharle's Cove'

1961. Vale de Yosemite. Parque Nacional de Yosemite, Califórnia - ESTADOS UNIDOS

1962. Califórnia - ESTADOS UNIDOS

1960. Cascatas do Norte, ao norte do Rio Columbia. Washington - ESTADOS UNIDOS


Postado por Natália Brunetta