Ansel Adams nasceu em São Francisco, Estados Unidos em 1902 e teve seu primeiro contato com a fotografia em 1916, quando ganhou uma Kodak Nº 1 Box Brownie de seus pais. Com grande talento para a música, aprende sozinho a tocar piano, mas é na fotografia que tem sua carreira consolidada.
Em 1930 Ansel Adams conhece o fotógrafo Paul Strand, cujas imagens lhe provocaram um poderoso impacto e o ajudaram a sair do estilo pictorial. Adams começou a buscar um estilo fotográfico em que a claridade das lentes era enfatizada, e a cópia final ficava sem a aparência do início, pois era manipulada na câmera ou na câmara escura.
O ano de 1932 também é muito importante para Ansel Adams e para a história da fotografia. Indo em busca de uma fotografia enquanto arte pura, um grupo de fotógrafos funda o Grupo f/64. Juntamente com Ansel Adams, participaram da fundação: Edward Weston, Willard Van Dyke, Imogen Cunningham, e outros para promover uma "fotografia reta". Enfatizavam uma fotografia pura, imagens nítidas, máxima profundidade de campo, papéis fotográficos com baixo brilho, concentrando-se unicamente nas qualidades do processo fotográfico. A concepção de fotografia do f/64 influenciou muito a carreira de Ansel Adams no seu entendimento da técnica fotográfica, foi importante para concretizar a fotografia enquanto arte pura.
Postado por Camila Fencz
Meninas, a ideia do blog é muito interessante.Vocês trouxeram propostas legais de articular o conteúdo dado em sala de aula e a realização das postagens.
ResponderExcluirÉ uma pena que vocês não deram a devida continuidade ao projeto desde a apresentação. A última postagem de vocês foi feita há mais de um mês.
Prof. Mariana