terça-feira, 12 de novembro de 2013

Dear Stranger - Retratos de desconhecidos

Entre os anos de 1998 e 2000, Shizuka Yokomizo, uma fotógrafa de origem japonesa, começou um projeto que envolvia fotos de estranhos em suas janelas. Para tal, ela mandava um e-mail para a pessoa com a seguinte mensagem:
"Querido Estranho, eu sou uma artista que trabalha em um projeto fotográfico que envolve pessoas que não conheço... Eu gostaria de tirar uma foto sua, que está em seu quarto de frente para a rua, à noite. Uma câmera será posicionada em frente à sua janela. Se você não se importa de ser fotografado, por favor, fique na sala e olhe através da janela por 10 minutos em __- __- __ (data e hora ) ... Vou tirar uma foto sua e depois sair ... nós continuaremos a sermos estranhos um ao outro... Se você não quer se envolver, por favor, simplesmente feche suas cortinas para mostrar sua recusa... Eu realmente espero vê-lo pela janela. "
Na hora e data marcadas, Shizuka se esgueirava pelas ruas escuras e fotografava o tal desconhecido. Para ela, esse projeto revelou lados de pessoas que nunca trocamos uma palavra. Como se ela pudesse conhecer esse "Querido Estranho" apenas por observar pela janela e um pequeno espaço do cômodo.

Como todos sabem, fotografias trazem muitas interpretações. Quando observei as fotos pela primeira vez, senti solidão e tristeza, afinal, nenhum estranho se encontrava acompanhado nas fotos. Talvez seja mais um aspecto a ser passado por essa coleção de fotos muito delicada de Shizuka Yokomizo.










- Camila Fencz

Nenhum comentário:

Postar um comentário