terça-feira, 10 de setembro de 2013

V-J Day in Times Square



Um dos beijos mais famosos do mundo, que trás suas polêmicas. No dia 14 de Agosto de 1945, comemorações por todo os Estados Unidos, festejando a vitória do país sobre o Japão, centenas de fotos tiradas, mas fora esta de Alfred Eisenstaedt na Time Square em Nova York chamara atenção. Retratando o beijo entre dois desconhecidos, ele um marinheiro norte-americano e ela uma enfermeira, como uma forma de extravasar a felicidade, na comemoração um beijo.

Beijo que tempos depois daria inicio a questionamentos, nos quais a veracidade da foto. Questionamentos esses como se a foto fora montada ou se eles eram um casal de namorados. A foto vinculada na revista Life, numa série de fotos de comemorações pelo Estados Unidos, chamado Victory.

Anos mais tarde a moça da foto se identificou como Edith Shain, uma enfermeira da época e que contou mais sobre a cena, na qual ela viveu.  Ela e seus amigos após saberem sobre  a vitória dos Estados Unidos sobre o Japão, logo foram comemorar. Chegando ao local da comemoração, Time Square, ela foi puxada pelo braço por um marinheiro norte-americano. Ela disse que só o deixou beija-la uma vez que ele lutou na guerra. Já a identidade do marinheiro permanece desconhecida.

Fotografia da mesma cena por outro ângulo, por  Victor Jorgensen.


Escultura gigante baseada na foto,chamada de Unconditional Surrender.
Feita por  John Seward Johnson II. Localizada em São Francisco.
Por: Natália Brunetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário