sexta-feira, 31 de maio de 2013

Cartier-Bresson (Marajá de Borada)

''O marajá de Baroda além de ser um dos mais importantes Marajás indiano, foi membro do Parlamento da Índia por duas vezes, artista plástico e mantinha no palácio de Baroda um dos mais importantes museus indianos”.
-Sayajirao Gaekwad III: 11 março, 1863 - 6 de fevereiro de 1939;
-Ficou no poder de: 1875-1939;






Ao mostrar esta fotografia para algumas pessoas, concluiu- se de modo geral, que a pobreza e a fome representada na imagem é muitas vezes gerada pela desigualdade social, sendo aniversário de um Maharajá, um "Lord" perante aos cidadães, onde vemos a população em geral aclamando por comida, em meio a miséria, decorrente de guerras, impostos e explorações. Assim definindo o modelo social empregado no mundo atual , onde poucas pessoas possuem muito e a grande maioria pouco.
Alguns depoimentos:

Meire Reche: "Algum lugar do mundo onde as pessoas disputam comida...tão injusto...me faz pensar em....que Deus permitiria isso? O que eles fizeram pra merecer isso? É permissão de Deus?"

Gabriel Calderaro:" Podem ser pessoas miseráveis da índia recebendo comida ou deve ser alguma manifestação religiosa."

João Rafael: "Bem, deve ter toda uma questão social por trás disso, tipo: uma campanha para alimentar os pobres e coisas do tipo. E tem também a situação dos que estão com fome e pode ser por causa de guerra, impostos muito altos ou um país miserável mesmo."

Renan Rower: "A primeira vista fiquei chocado, pois expressa o desespero das pessoas a busca de saciar sua fome, onde percebe-se que existe a desigualdade social."

Larissa Ribeiro: "A foto demonstra o desespero por comida, e a miséria em que as pessoas se encontram a luta por tão pouco."

Daniel Aquino:"A pobreza e a fome está em evidencia na imagem, em alguns casos, como da fotografia, é dada certa quantidade de alimento para a população em que está sofrendo com os já citados problemas, mas, mesmo assim a alimentação não é adequada e obviamente muitos dos necessitados passam a sofrer de doenças por carência de proteínas, vitaminas etc, muitas delas levando a morte por falta de tratamento."


Postado por Geisy Korneiczuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário